quinta-feira, 24 de março de 2011

Dia de chuva




Tinha vontade de te dizer tudo. Como naquele dia em que pensei: ‘ah, se eu soubesse dizer tudo o que sinto..’
Passei mais de 20 anos contigo e não consegui.. logo, não era tempo o problema que nos doía.
Machuquei os dedos, os olhos, a garganta eu até tive que cortar, tentando te achar na importância da minha vida. Sabe a certeza sem comprovação..?.. assim..
Então, aos 42, fui embora. Prum teto de parede vermelha, rosto colado na minha própria paciência.

E são pedacinhos juntando-se pra virar.. um monte de pedacinhos juntos, um concerto de notas tentando ser melodia. Mas, entenda, não uma melodia aprovada, mas a única canção que só eu posso ser, música feita de mim
Pedi que me dissessem porque minha memória não desapega de certas pessoas. Risos. Nem cartas, nem astros, nem céu, nem chão, quiseram me substituir nessa partida.. sou eu quem pode saber o que os outros têm para me dizer, o que aqueles têm para me dar, o que esses têm que me interessa. Não sou fácil de perdoar, não sou feita de esquecer; mas, de outro modo, às vezes simplesmente não lembro.. preços, pessoas, paisagens. Suponho que tudo que fica por aqui guardado tem um significado vermelho, importante.. não pode ser só teimosia, quero que seja mais!

Alegria.
Foi assim que decidi grafar o meu ano no corpo. Porque desde que me lembro cultivo um certo peso me inclinando para o sacrifício, como se suportar dor fosse parte do meu esqueleto. Talvez uma mania de ser poeta furando o meio da mão com a caneta; talvez outra coisa que seja sagitário com sagitário. Agora invento de tirar a mochila com pedras das costas, as pedras pesadas da mochila, podres de tanto esperar pelo fim de um suplício inútil. Ter culpa é ter pedras podres amolando o passo. É por isso que, ainda que chorando, ando cantando e rindo pelos dias. Para destreinar esse corpo esquisito, pra acostumar ele com outra vida: deixar de ser cofre trancado para ser pena no vento!

5 comentários:

  1. que lindo isso: "Ter culpa é ter pedras podres amolando o passo"

    me diga que vc tomou um banho nessa chuva! é o que eu faria, acho :)

    o "outro, ó" é esse aqui: www.mangetout.blog.com (primeiro porque resolvi aprender a cozinhar, e decidi registrar meu aprendizado. depois percebi que a comida pode ter relação com muito mais coisas do que só a fome)

    beijo!

    ResponderExcluir
  2. paulinha, vou no seu outro já-já; não tomei o banho que você desejou naquele dia.. por essa mania de olhar pro mundo, e querer letras. mas tô aprendendo a transcrição, e chuva volta, né?!
    bjs,

    ResponderExcluir
  3. queria estar aí. Só nao sei porque assim nao faço.

    ResponderExcluir
  4. essa casa, Lilli, tá a nossa cara juntas.. vem!

    ResponderExcluir
  5. vou ou vamos, não sei mais. gostaria de ter menos dúvidas e ser menos indecisa.

    ResponderExcluir