sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

As mães e o senso comum



Ontem puxei conversa com o meu filho sobre como deveria ser uma mãe. Chamo de uma mãe do senso comum, mas isso é rotulação particular, desconsideremos. Ele se surpreende, mas resolveu ajudar. Ficamos ali conversando, minhas lágrimas, suas interrogações, nossas ideias dando corpo a essa mulher..

1. Vista-se de forma sóbria. Vista-se de uma forma que os outros entendam as responsabilidades que você tem. Vista-se para impor respeito. Vista-se para ser levada a sério. Vista-se de uma forma que traduza o tanto de dinheiro que você é capaz de acumular.

2. Não namore!(sugestão do Vini).. Não namore um amigo da sua filha(eu pensei).

3. Não seja amiga dos amigos da sua filha. Não entenda o que eles falam ou pensam. Nunca admita que eles transam ou usam qualquer substância que entorpeça (os tóxicos, na voz da mãe). Recrimine-os. Reprima-os. Rejeite-os. Seja amiga das mães dos amigos dos seus filhos.

4. O mesmo para seus filhos. Esmague com suas poderosas mãos de mãe qualquer tentativa de expressão deles. A livre expressão liberta, e a liberdade é muito perigosa! E você quer seus filhos longe do perigo, né?! Logo..

5. Não use piercings! Pode gerar confusão.. Mães não se confundem com as outras pessoas.

6. Se a sua tatuagem não é uma borboletinha ou um beija-flor na nuca, nem o nome dos filhos com uma jura de amor eterno, esconda-a! Se são várias - quanto arrependimento! - o item 1 vai ajudar na tarefa.

7. Controle! A casa, a roupa de cama que vai naquela cama, as toalhas dos banheiros, a arrumação do quarto dos filhos, o gosto musical deles, as roupas deles, os sapatos deles, a vocação deles. Tudo deve ser controlado para que permaneça como você idealizou quando era ainda uma criança: uma família feliz!

Os filhos precisam de mãe viva. Mas não Viva! Elas têm que estar disponíveis para prover, alimentar, repor, preservar, cuidar. Elas não precisam amar ou ser felizes por conta própria, por seus próprios prazeres ou afetos. - Mamãe, ame somente a mim - diz o filho.

Com esses 7 passos fui cambaleando até a janela, tentando entender porque é mesmo que eu não consigo percorrê-los sem que me doam os pés e o coração.

4 comentários:

  1. Viurge Sil...será que essa mãe existe mesmo? Difícil! Somente se pode ser assim com os pés calejados e o coração destroçado. Mas Freud explica até isso. Na hora de Vini voar, ele solta essa lista fácil :)

    ResponderExcluir
  2. justiça seja feita: eu não estava num dia mto lindo.. e a sequência eu fui criando, ele só foi 'enfeitando', e ficando assustado! hehe.. saindo da boca dele mesmo foi o 'não namorar'!!! e aí Freud explica meeeesmo!

    ResponderExcluir
  3. eu queria uma mãe assim, mas só decidi ser mãe quando entendi que poderia ser uma mãe completamente diferente dessa!
    Essa pobre mãe não pode ser feliz assim!

    ResponderExcluir